efeito cursor

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O ESTILO DE APRENDIZAGEM E A QUEIXA ESCOLAR (Edith Rubinstein)


Considerar o estilo de aprendizagem do sujeito poderá contribuir para questionar as causas da quantidade significativa de crianças com insucesso escolar, as quais, apesar de não serem reprovadas, sofrem pela condição de alunos tidos como medíocres ou desinteressados.
Cada aluno, a partir de seu estilo de aprendizagem, lidará com os desafios de forma diferente. A escola tradicional visava à uniformização, todos deviam aprender igualmente. A realidade tem nos mostrado que a verdadeira integração decorre da consideração da alteridade, isto é, das diferenças. Isto implica em dizer que todos devem aprender igualmente numa sociedade onde somos diferentes. O desafio é maior para o educador de hoje.
Pais e mestres temos que aprender a lidar com os estilos diferentes, sem desconsiderar o gênero. Cada gesto humano é uma manifestação estética. Não nascemos artistas na arte de viver, tornamo-nos, enquanto vivemos e aprendemos.

Bibliografia
RUBINSTEIN,E.R. O estilo de aprendizagem e a queixa escolar: entre o saber e o conhecer. Casa do Psicólogo: São Paulo, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário