efeito cursor

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MILHO DE PIPOCA



A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação pela qual devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem realmente ser.  O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro.
Os milhos de pipoca somos nós; duros, quebra dentes, impróprios para se comer. Pelo poder do fogo podemos, repentinamente nos transformar em outra coisa-voltar a ser criança!
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre. Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é  o melhor jeito de ser. Mas de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos viver, por exemplo, uma dor.
Pode ser fogo de fora: Perder um amor, perder um filho, perder o emprego, ficar pobre.  Pode ser de dentro: ficar doente, entrar em pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.
Há sempre um recurso de remédio. Apagar o fogo. Sem o fogo o sofrimento diminui. E com isso diminui a possibilidade da grande transformação.
Imagine que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo que ela é capaz de transformar-se em segundos.
Ai sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: PUM! e ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia se quer sonhado.
Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais plausível do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a casca dura do milho que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na linda flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre e mágico da pipoca, no fundo da panela ficam apenas os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.
As pipocas que estouram são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que a vida é uma grande transformação.
E você que milho é ?                                         (Rubem Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário