O mais
importante é que, ao longo dos exercícios e da correção você vai observando as
habilidades vencidas ou não em matemática.
Estudos indicam que o ideal seria:
6 a 12 anos
Agrupar objetos de 10 em 10. Ler e escrever de 0 a
99. Nomear o valor do dinheiro. Dizer a hora. Realizar operações matemáticas
como soma e subtração. Começar a usar mapas. Compreender metades, quartas
partes e números ordinais.
. 12 a 16 anos
Capacidade para usar números na vida cotidiana. Uso
de calculadoras. Leitura de quadros, gráficos e mapas. Entendimento do conceito
de probabilidade. Desenvolvimento de problemas.
Algumas outras causas das dificuldades de
aprendizagem em matemática que vc pode está observando:
Algumas causas das dificuldades de aprendizagem em
matemática (outras questões para vc refletir)
- Ansiedade e
medo de fracassar dos estudantes em conseqüência de atitudes transmitidas por
pais e professores e da metodologia e dos conteúdos muitas vezes inadequados.
- A falta de
motivação, que pode ter sua origem na relação da própria família com os estudos
(falta de importância dada pelos pais ao conhecimento em si; na ligação da
escola com castigos ou a algum tipo de pressão;
questões emocionais - ansiedade e agitação
gerados por acontecimentos novos; ansiedade exagerada causada pelos efeitos de
medicamentos que interferem no ânimo ou causam problemas de memória ou
concentração; problemas de maturação do Sistema Nervoso Central; Transtorno de
déficit de atenção/hiperatividade – TDAH.
- Distúrbios
de memória auditiva:
a. A criança
não consegue ouvir os enunciados que lhes são passados oralmente, sendo assim,
não conseguem guardar os fatos, isto lhe incapacitaria para resolver os
problemas matemáticos.
b. Problemas
de reorganização auditiva: a criança reconhece o numero quando ouve, mas tem
dificuldade de lembrar-se do número com rapidez.
- Distúrbios
de percepção visual: A criança pode trocar 6 por 9, ou 3 por 8 ou 2 por 5 por
exemplo. Por não conseguirem se lembrar da aparência elas têm dificuldade em
realizar cálculos.
- Distúrbios
de escrita: Crianças com disgrafia (pedi que observasse a letra dele nos testes
projetivos) têm dificuldade de escrever letras e números.
- Distúrbios
de leitura: Os disléxicos3 e outras crianças com distúrbios de leitura
apresentam dificuldade em ler o enunciado do problema, mas podem fazer cálculos
quando o problema é lido em voz alta. É bom lembrar que os disléxicos podem ser
excelentes matemáticos, tendo habilidade de visualização em três dimensões, que
as ajudam a assimilar conceitos, podendo resolver cálculos mentalmente mesmo
sem decompor o cálculo. Podem apresentar dificuldade na leitura do problema,
mas não na interpretação.
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