O professor pode trabalhar a
linguagem e a pronúncia das palavras de forma interessante e lúdica. As fichas
ou cartelas ilustradas têm inúmeras aplicações. Estas atividades podem auxiliar
alunos com dislalia, gagueira, assim como incentivar uma pronúncia correta,
enriquecer o vocabulário da turma, a imaginação, criatividade etc. Abaixo,
algumas sugestões de atividades com as fichas ilustradas:
Sentados em círculo, o professor
mostra uma ficha e pede que pronunciem o nome do desenho mostrado. Numa
conversa informal, incentiva a pronúncia correta, sem intimidar quem errou
apenas repetindo da forma certa a pronúncia.
Sentados em círculo, fichas
ilustradas embaralhadas no centro, o professor pede que cada um retire uma
carta e não mostre aos colegas. Em seguida, um a um, devem fazer a mímica dos
desenhos ou ilustrações que pegaram e os demais tentarão adivinhar. Ou seja,
sem perceber, a criança estará pronunciando vários nomes e palavras, na
tentativa da adivinhação. O professor deve ficar atento e incentivar a
pronúncia correta dos nomes;
Sentados em círculo, cada um
apanha uma carta. Uma criança começará uma história a partir da carta que pegou
e os demais devem continuar a história, sempre incluindo o nome do desenho ou
ilustração que está em seu poder. Por exemplo: Augusto pega a carta de um
cachorro: "Era uma vez um cachorro". se Augusto pronunciar
"tachorro", deve ser incentivado a pronunciar novamente, sem no
entando, desejar resultados imediatos. É preciso ir com paciência para não
causar constrangimento e apelidos. Paulo dará continuidade: "Era uma vez
um cachorro e ele encontrou um gatinho...". Assim sucessivamente, cada
qual deve acrescentar algum novo fato à história, até que tenham um final. Em
classes cuja faixa etária permita, pode ser feito o registro do texto por parte
dos alunos.
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