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sábado, 14 de maio de 2016

QUANDO BUSCAR AJUDA PSICOPEDAGÓGICA OU OUTROS PROFISSIONAIS ?

              Quando  a  criança  apresenta  algum transtorno,  não  se  pode  deixar  o  tempo  passar, devendo estabelecer critérios de detecção precoce na primeira infância, onde através de jogos, brincadeiras, faz-de-conta as experiências negativas tendem a se tornar menos traumáticas ou  até  superadas.  Essas  atividades proporcionam experiências fundamentais para aquisição instrumental da psicomotricidade, da aprendizagem, da linguagem, da estruturação da personalidade, ou seja, aquisições para a constituição do sujeito utilizando-se das vantagens das fases de desenvolvimento defendidas e estudadas por Freud. A intervenção da forma e no momento oportuno é importante para que não se enfatize apenas os transtornos, mas se busque soluções ou reflexões que sejam significantes para a constituição psíquica e o desenvolvimento do sujeito como um todo.
A formação da personalidade funciona segundo integração desses sistemas (fases), ou seja, funciona como uma unidade completa e não em segmentos separados. Ter conflitos não é ser neurótico. O ser humano se depara com situações que remetem a ter que fazer escolhas, tomar decisões. Grandes partes dos conflitos são determinadas pela sociedade ou cultura presentes em nossa civilização. È importante que tomemos consciência dos nossos desejos e nossos sentimentos, para que dentro de nossas angústias e sofrimentos tenhamos oportunidade de enfrentarmos nossos conflitos na procura de soluções apropriadas ao eu interior. As neuroses são sempre uma questão de grau, onde a diferença entre conflitos normais e neuróticos reside essencialmente no fato de que a disparidade entre as soluções contraditórias é muito menor para a pessoa normal do que para o neurótico. Um conflito normal pode ser inteiramente consciente, um conflito neurótico, em todos os seus elementos é essencialmente inconsciente.
Se aprendermos a nos conhecer e conhecer os outros de forma consciente podemos tornar positiva a diferença gritante de hoje em soluções significativas amanhã. Porém, se os problemas ou diferenças são do tipo doentia ou neurótica em forma de preocupação, pânico ou desespero que pode desestabilizar o equilíbrio emocional, transformando-se em algo negativo. Aí, deve ser canalizada para o êxito e realização pessoal através de profissionais competentes. 
Reconhecendo que cada um deve fazer aquilo que lhe é de competência e vendo com clareza os benefícios e alterações que devem ser controlados. Sei que o indivíduo precisa ser ajudado a descobrir-se; tomar conhecimento de seus sentimentos e desejos reais, criar seu sistema pessoal de valores e relacionar-se com outras pessoas de acordo com seus sentimentos e convicções. Implica em fazer o paciente chegar a uma compreensão perfeita de seus conflitos, seus efeitos gerais sobre sua personalidade e responsabilidade específica de cada um deles pelos seus sintomas. Mas, enquanto psicopedagoga quais os caminhos que devo seguir para tornar consciente a necessidade do paciente superar seus limites “traumas” e aprender, por exemplo: a ler, escrever, contar, fazer associações, entre outros? 
              Contudo, segundo as metas de Freud na Psicanálise se equiparam em parte, às da educação, no sentido de levar a criança a adaptar-se socialmente e aceitar uma realidade. A educação psicanalítica não quer desenvolver rebeldes, apenas seres não reprimidos que possam fazer escolhas amadurecidas, dentro de um desenvolvimento sadio e próximo a uma auto-realização. No determinismo psíquico o princípio é de que na mente, nada acontece por acaso ou de modo fortuito. Cada evento psíquico é determinado por aqueles que o precederam, no caso uma possível falha ou fato intrigante na fase fálica do sujeito que causa transtornos na sua vida adulta. Neste caso é possível reverter o processo ou pelo menos amenizar os “sintomas”.


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