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domingo, 16 de dezembro de 2012
INTERVENÇÕES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE UM TDAH
Existem alguns tipos de intervenções relacionadas à psicopedagogia e à arteterapia que podem ser utilizadas durante o processo, como:Jogo com regras: Através dos jogos, a criança deverá submeter-se às regras e normas, onde poderá desenvolver suas habilidades, seu raciocínio, auto-imagem, tolerar frustrações, saber ganhar ou perder, saber esperar sua vez, planejar uma situação, aprender a ouvir, etc.
Brincadeiras de representação (psicodrama): Através dos
diálogos e da troca de papéis, a criança pode desenvolver algumas habilidades,
e o psicólogo servirá como espelho, onde a criança poderá ver com mais clareza
seu jeito de ser.Atividade corporal cinestésica: O relaxamento associado ao
controle da respiração, ouvir silenciosamente uma música relaxante ou mesmo a
massagem corporal são medidas úteis para reduzir a tensão dos músculos do corpo
e trazer a atenção da criança para si mesma, fixando-se em si mesma e
promovendo maior centralização.
Uso de sucata: O uso de sucata para as crianças com TDA/H é
muito bom, pois elas podem utilizar sua criatividade, podem criar e formar
novos materiais.
A seguir, há algumas indicações de jogos e atividades que podem ser trabalhadas com uma criança ou adolescente que estejam num processo avaliativo/diagnóstico, ou mesmo que já tenham sido diagnosticadas com TDAH
O trabalho com o barro/argila:
Gera concentração, captando a energia excessiva e relaxando o paciente.
A argila é utilizada como um material que propicia relaxamento e concentração, um
recurso favorável para criança, adolescente ou adulto que apresenta dispersões
e excitações ou dificuldades na capacidade inibitória, seja em relação à
atenção e ao movimento motor, ou com um quadro mais específico de portador de
TDAH. As pessoas com alguns destes sintomas precisam, muitas vezes, de
experiências táteis para ajudá-las a se concentrar, relaxar e se tornar mais
conscientes de si mesmas.
Jogos que alternam expansão de percepção e liberação do movimento com foco em figuras, seus detalhes e na concentração de ações.
Atividades de construção
criativa em que se usa a força com as mãos, liberando energia represada,
exemplo de trabalho de construção com madeira, pregos e martelos. Alterna-se
com atividades sutis, enfatizando a suavidade e delicadeza dos movimentos. Os
instrumentos podem ser as próprias mãos, pincéis de várias texturas, giz de
cera colorido (pintura e expansão da aquarela, guache e giz de cera, no
movimento alternado de contensão e expansão).
Atividades com velas,
utilizando copinhos de plástico para formar uma mandala. Esta atividade exige
concentração, apesar de trabalhar também com fogo, o que traz excitação à criança.
O trabalho com o corpo: Tensão alternada com relaxamento, diretamente associada ao movimentos corporais, imagens e elementos: Endureço e fico mole, sou pedra, sou água.
Andar e contar histórias
sobre situações de tensão e relaxamento, rápido e Fazer com o movimento corporal amplo, ou apenas com as mãos e braços, os pés e pernas).
O trabalho respiratório: Inspirar até o abdominal, bem lentamente, como se enchesse uma bexiga, expirar como se soprasse pela boca tirando tudo que precisa sair desde o abdômen. (inspiração e expiração com vários ritmos e duração, em função das facilidades progressivas do aprendiz). Associar a histórias e imagens, criando algo a
partir disto, com sopros no canudo (de refresco) sobre um papel molhado com tinta aguada (papel molhado e gotas de guache que são pintados com auxílio do sopro no canudo).
- Tocar com tambores liberando a energia e conversando com eles: forte, leve, no centro e nas bordas do tambor, acelerado e lentamente, alterações de ritmos. Conversas com o tambor do companheiro ou terapeuta, mantendo palavras, cantos, ou acompanhando pelo som de uma música rítmica.
Furar com estiletes pontos no papel (exercício de pulsão nos detalhes), com curta e longa duração, rápido e lento, formando uma figura, ou aleatoriamente.
Exercícios de detalhes, selecionar e reconhecer detalhes no fundo variado e complexo. Jogo de quem descobre mais rápido: Cara a Cara.
Jogos de quem acha no todo, descoberta de erros, sempre alternado com projeções mais excessivas do movimento e relaxamento: jogo dos sete erros, por exemplo.
Jogos de figura e fundo:
Quem acha primeiro: Lince, Onde está Wally e outros.
Jogos com movimentos que requeiram atenção e rapidez diante de um sinal.
Na área clínica, o trabalho do psicopedagogo pode ser preventivo, visando também evitar o fracasso, seja este escolar, profissional ou pessoal, além de encaminhar à propositura de novas possibilidades de ações, que farão com que ocorra uma melhora na prática pedagógica, contribuindo para sua própria evolução.Com relação à escola, a psicopedagoga vai atuar junto aos coordenadores e professores, com o objetivo de levantar dados da rotina escolar do aluno, como seu rendimento nas disciplinas, sua organização na sala e com seu material, interesse na matéria, comportamento em sala de aula e nas atividades fora da sala, além de seu
relacionamento com os colegas e professores.
Durante o processo de aprendizagem, o psicopedagogo está voltado para o portador de TDAH, sempre considerando as realidades objetivas e subjetivas que habitam o entorno da criança e/ou adolescente. Além disso, deve considerar também o conhecimento em
sua complexidade dentro de uma dinâmica, onde os aspectos afetivos, cognitivos
e sociais se complementam.
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