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quinta-feira, 31 de março de 2011


RONEIDE VALERIANO SILVA












SEMANA DA ALIMENTAÇÃO  








Este Projeto foi idealizado e elaborado pela Professora Roneide Valeriano Silva especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica e executado na Educação Infantil com a colaboração das professoras e de todos do período vespertino com o propósito em potencial de por em Prática o que trabalhamos na teoria em sala de aula.




QUIRINÓPOLIS-2011
1- APRESENTAÇÃO



         Para termos uma alimentação equilibrada precisamos cuidar de nossa alimentação. Doces, refrigerantes, hambúrgueres, salgadinhos, batata frita... tudo isso é muito gostoso, mas se você comer somente isso seu organismo pode começar a reclamar. Cansaço, desânimo e muitas doenças podem aparecer numa dieta como essa, porque açúcares e gorduras também devem fazer parte de nossa dieta, mas não em excesso.
            Não esqueçam de que frutas, legumes e verduras, além das massas, cereais, leite, ovos e carne, também precisam fazer parte de nosso cardápio. Cada alimento tem uma função específica em nosso corpo; por isso é preciso pensar e comer com equilíbrio para termos sempre uma boa saúde e energia para realizar nossas atividades com maior disposição e qualidade de vida.
            Portanto este projeto insere no conjunto de ações pedagógicas, novas oportunidades e atividades diversificadas que propiciam a aprendizagem significativa favorecendo o desenvolvimento de inúmeras potencialidades na primeira fase educacional.

2 - JUSTIFICATIVA

Pensando em alimentar o espírito imaginativo, exploratório e inventivo da prática e que transformamos nosso projeto em realidade, direcionando o nosso olhar pedagógico para fora de nós, em direção a esses outros, em busca de um universo a ser sempre redescoberto, revivido, re-aprendido, reavaliado.
Já é sabido que uma boa saúde depende do que ingerimos, de que forma e em quais quantidades. Dessa forma buscamos trabalhar diariamente conceitos significativos de maneira prazerosa para melhor fixar e atingir nossos objetivos diante a nossa comunidade.
Portanto, devemos reconhecer a importância de uma boa alimentação balanceada e manter sempre a vista ou em mente um cardápio que contenha pelo menos o mínimo de alimentos energéticos, reguladores e construtores que proporcionarão maior equilíbrio ao nosso organismo.

3 - OBJETIVOS:
3.1 OBJETIVOS GERAIS
  • Transferir conhecimentos adquiridos para a vivência;
  • Buscar informações complementares;
  • Conhecer os alimentos que compõem uma alimentação saudável.

3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
            Relacionar conceitos adquiridos com sua prática;
Produzir informações para enriquecer o vocabulário dos alunos;
Proporcionar o hábito da leitura de forma continuada;
     Explanar sobre a importância da utilização do mel e preservação das abelhas;
     Conscientizar-se dos perigos dos corantes e alimentos industrializados ou mal conservados.
  

REFERENCIAL TEÓRICO

             
              As mudanças e exigências educativas da sociedade contemporânea são crescentes e estão relacionadas aos diferentes aspectos da vida dos seres humanos:  Ao trabalho, à participação social, econômica e política, vida familiar, comunitária, oportunidades de lazer e cultural.
                  Assim sendo, a busca por uma forma de desenvolver o potencial das crianças de maneira mais completa despertou o interesse para real  importância da leitura e suas inúmeras vantagens tais como: considerável índice do desenvolvimento integral de todos dentro e fora da sala de aula. Tornou-se também a leitura para mim um dos instrumentos imprescindíveis para uma formação de cidadãos críticos e felizes.
               Tendo como foco a visão de Paulo Freire (1994), percebe-se que o ato de ler, de uma forma mais ampla, caracteriza-se pela relação que há entre o individuo e o mundo que o cerca.  Dessa forma a leitura de mundo começa a ser realizada desde o inicio das experiências do ser humano e mediatizada pelo outro, sendo, portanto fruto de interação psico-social.
               Ficar atenta ao ato de ler e aprender, pois como fundamenta Piaget sobre o ensino e aprendizagem quando diz que o que esta sendo ensinado pode não estar sendo aprendido, por isso é de relevância importância distinguir ensino e aprendizagem.
Em uma última definição do ato de ler Foucambert(1994) diz que ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, no acesso a leitura, construir uma resposta de integração partindo para novas conquistas literárias, enfatizando a importância da troca entre o que se sabe com o que vai conhecer. 
             


4 – ATIVIDADES PROGRAMADAS
·        Leituras diversas;
·        Pesquisas;
·        Poesias;
·        Receitas diversas;
·        Caça-palavras;
·        Desenhos;
·        Cruzadinhas;
·        Jogos;
·        Trabalhos de artes;
·        Produção de textos, parlendas e outros;
·        Tabelas e cálculos em atividades matemáticas;
·        Cartazes;
·        Música, paródias e exposições;
·        Produção de uma horta na escola.
·          Leitura de folhetos diversos;
·         Leitura de estórias:



5 – METODOLOGIAS

         No referido projeto será utilizada interpretação de histórias educativas e informativas, recursos visuais, auditivos e gustativos;
Palestras, cartazes, brincadeiras e jogos;
Poesias,músicas, receitas, mensagens diárias de pesquisa e positivação;
Oração, exposição, modelagem e culminância;
Aula prática de plantio e colheita.

6- METAS

A principio este Projeto de alimentação será desenvolvido no período vespertino, atingindo o total inicial de aproximadamente (96) noventa e seis crianças na faixa etária de 4 a 6  anos do Ensino Fundamental da comunidade Raio de  Sol.

7 – CRONOGRAMA

O projeto será desenvolvido no período de duas semanas, evidenciando a continuidade do projeto de maneiras interdisciplinar e evitando a repetição de atividades cujos objetivos já tenham sido alcançados, acompanhados de coordenador que dará suporte no que se refere a atividades, exposições de cartazes, palestras e demais apresentações.

8- RECURSOS

Todos os materiais necessários para o projeto serão adquiridos através de parceria e doações.  O projeto contará com o apoio humano e cooperativo dos professores e demais profissionais do quadro administrativo e ou pessoas ligadas a Educação de seus filhos.
            Material de uso coletivo:
  • Livros de literatura infantil;
  • Câmera Fotográfica e filmes;
  • Folhas xerografadas das atividades e brincadeiras a serem trabalhadas;
  • Bexigas;
  • Lembranças com E.V.A e lanche especial;
  • Blits da lancheira...

9– AVALIAÇÃO
          A avaliação do projeto far-se-á em diferentes momentos do mesmo: em cada uma das atividades desenvolvidas (externa e interna) pelos alunos e a partir das anotações dos professores de acordo com resultados a serem  alcançados pelas crianças ao final do projeto de acordo com os objetivos propostos.
            Os professores deverão relatar em seus cadernos de registros ou fichas individuais, possíveis dificuldades ou sucessos obtidos durante a execução do projeto. Ainda o projeto será registrado também através de fotos que serão arquivadas para futuras publicações e memorial da Escola e algumas atividades em anexo.      

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FERREIRO, Emília. e TEBEROSKY, A Psicogênese  da Língua Escrita. Porto Alegre – 1993 –Ática.
GAGLIARI, Carlos. Alfabetização sem o ba,be,bi,bo,bu.  São Paulo – 1999 –Scipione.
MACHADO, Ana Maria. Sistema Objetivo. Rio de Janeiro-1996.
PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. 2ª ed. Vozes. Petrópolis-1996.
PINTO, Gerusa Rodrigues & LIMA, Regina Célia Villaça.O DIA A DIA DO PROFESSOR – Editora Fapi Ltda, 2004.
REVISTA PRESENÇA PEDAGÓGICA –Editora Dimensão.Belo Horizonte, 2002.
VIGOTSKY, L . A Formação Social da Mente – São Paulo,1987- Martins Fontes.
ZILBERMANN, Regina e SILVA, Ezequiel T.(org). Leitura Perspectivas Interdisciplinares. São Paulo-1993- Ática.
(Org.) Eloisa, Mara e Márcia. LIP Leitura, Interação e Produção de Projetos. Ed.do Brasil, 2004.
REVISTA PRESENÇA PEDAGÓGICA –Editora Dimensão.Belo Horizonte, 2002.

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