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quinta-feira, 31 de março de 2011


MUSICALIDADE: INTERVENÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTEÚDOS
  • Psicomotricidade em geral;
  • Cores ;
  • Interpretação oral;
  • Ilustração;
  • Modelagem;
  • Natureza e sociedade.

Objetivos Gerais
Efetivar as diferentes formas de aquisição de conhecimento;
Estimular a fala, desinibir e desenvolver as expressões;
Facilitar a comunicação e o aprendizado;
Descontraindo o ambiente e caminhar junto com a sistematização do processo de aprendizagem da escola.

Objetivos específicos

Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.(CD com sons diversos)
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Explorar e identificar elementos da música para expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal;
Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música;
Identificar sinais e sons.

Referencial teórico conceitual 

Desde que se estuda a história da humanidade, tem-se observado que a música sempre fez parte da vida do homem. Em qualquer parte do mundo, em todas as épocas, a música e o homem sempre viveram juntos. Podemos suprir que no principio, o homem reproduzia os sons que ouvia na natureza, como o vento forte e seu sussurrar nas folhagens, a água dos rios, o estalar dos galhos, o canto dos pássaros e tantos outros não só com a intenção de imitá-los, mas também porque essa era a música que ele conhecia.
A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. 
A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando som.
A música provoca um forte estímulo no cérebro e facilita a expressão do pensamento;
Desenvolve a memorização e o armazenamento de conteúdos;
Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;
O estudo musical amplia o raciocínio nas crianças na escola;
Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e
apresentam uma redução de problemas disciplinares;
O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão;
A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico;
Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.



Justificativa
A música está presente na vida das crianças desde o nascimento (já no útero, nas canções de ninar, nas primeiras palavras e enfim na escola), permitindo que a criança aprenda com mais entusiasmo e facilidade, proporcionando um desenvolvimento pedagógico, emocional e social de forma simples, inovadora e prazerosa. É assim que deve ser a educação de uma criança (com prazer), pois ela desenvolverá habilidades que proporcionarão uma memória adequada, facilidade de retenção de conteúdos e maior conhecimento da cultura musical da região, país e do mundo.
É na educação inicial das crianças, que o cérebro encontra-se acessível para aquisição de novos conhecimentos e aprendizagem. As atividades musicais são importantes não só para sensibilizá-las para a música ou para que se tornem artistas, mas para auxiliar e estimular as outras partes do cérebro que se encontram próximas e interligadas.
Afirmo que sou uma criança grande, acho necessário e interessante entrar na alma delas. Quando estou interagindo com os pequenos aprendizes, surpreendo-me e também passo a ser aprendiz. Nessa troca de brincadeiras e cantorias, consigo dos alunos a expressão de seus pensamentos e sentimentos de forma natural, tornando este momento afetuoso, divertido, rico em conteúdo e aprendizagem. Desta forma, a música torna-se meu maior instrumento e a psicomotricidade o meu melhor embasamento.
A inserção da música na escola, numa perspectiva preventiva e interventiva, é uma estratégia que facilita e possibilita uma comunicação mais elaborada e tem objetivos profiláticos a uma futura dificuldade na aprendizagem, bem como na aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem. Esta junção, ou este casamento de idéias, torna o aprendizado mais efetivo e consistente, pois além de fazer o seu papel de interação, descontração e socialização, a música passa a ser indispensável no trabalho do educador, por ser uma arte auditiva e sensitiva, possibilitando aos alunos maior concentração, facilidade na retenção de conteúdos e na aquisição de novos conceitos.
Afinal o que é música, psicopedagogia e psicomotricidade? Música, combinação harmoniosa e expressiva de sons, composta por som, ritmo, melodia e harmonia. Psicopedagogia, ciência que estuda a aprendizagem oral, escrita, voz, fala e audição, em seus aspectos normais e patológicos abrangendo a terapêutica - clínica e educacional.
A proposta deste trabalho é diversificar a rotina da escola com músicas inovadoras e cheias de conteúdos direcionados a uma educação criativa e de qualidade.

“Não é segredo que a música traz alegria e momentos de descontração para o mundo. Sabemos também que a música faz parte da educação e do contexto das escolas há muito tempo. O que proponho é um trabalho direcionado para o desenvolvimento da comunicação e a importância de valorizar o objetivo de cada música em todo seu contexto.” (Ricardo Victor) 2008


Observação: A realização diária de atividades respiratórias na educação proporciona à criança boas condições para o desenvolvimento eficaz da aprendizagem.
Boa respiração é fundamental, Respirar bem e corretamente proporciona aumento da quantidade de oxigênio nas células sanguíneas, acelera e qualifica as funções cerebrais.
As aulas musicadas são o fio condutor de diversas áreas curriculares, dando às aulas um caráter mais alegre, descontraído e próprio à aprendizagem.











Desenvolvimento do Projeto

Iniciação musical de forma lúdica (audição, vocal,corporal);
Recreações e atividades específicas de musicoterapia;
Auto-apresentação e estimulação da espontaneidade;
Emoções musicais;
Energia Musical;
 Interação e identificação dos instrumentos(convidar uma banda ou a turma da tia Mônica para apresentar);
A importância da higienização vocal, postura, respiração, alongamentos e realização de exercícios para articulação adequada da fala e expressão do pensamento( convidar uma fonoaudióloga para ensinar alguns exercícios vocais)
Gincana da Respiração(encher balões, soprar língua de sogra, empurrar o balão com sopro no cordão);
Estimulação  da iniciativa, criatividade e dos valores Morais e Éticos.
REGISTRO REFLEXIVO DE UMA DAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM 
No início das aulas de musicalidade o grupo estava ansioso para as atividades que iríamos aprender a respeito da mesma.
 Então propôs que fizéssemos algumas atividades completando letras de músicas. Então foi apresentada a eles a música da Borboletinha com banco de palavras para completar, sempre que tinham dúvidas cantávamos a música novamente e assim a maioria conseguiu compreender e executar a atividade recorrendo a memória auditiva..
E assim foi que aconteceu uma das aulas mais divertida e participativa. Ah! Esquecemos de falar que todos queriam ser o cantor e investigar os pedacinhos. E então quando perguntei para as crianças se eles haviam gostado da aula, Mariana respondeu:
Agora todas as vezes que eu for escrever eu vou cantar que eu lembro.
Sentimos que a cada momento as crianças iam se envolvendo cada vez mais, demonstrando interesse pelo conteúdo. Percebemos que elas possuem uma grande facilidade quando se trata de aprender através da música.


AVALIAÇÃO
O projeto “A importância da música na educação infantil” nos mostrou como a música é comum a todos. E é só deixando que ela se aflore que poderá ser desenvolvida. Por isso é importante que a escola e nós educadores ofereçamos essa oportunidade as nossas crianças. Assim a música torna-se um elemento próprio à educação, já que é vivida por todos, indistintamente. Mas apesar dessa acentuação que goza a música entre as crianças em geral, sabemos que são necessários alguns cuidados. Qualquer atividade – musical ou não – precisa ser desenvolvida na escola com um objetivo pré-estabelecido. A música pode e deve ser Justificada.





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