efeito cursor

sexta-feira, 25 de março de 2011

Limites e Rotinas

Rotina – Crie horários para as brincadeiras, passeios e tarefas da escola e explique a seu filho como será a rotina de sua casa. Quando seu filho quiser algo fora do horário, mostre a ele o que foi combinado.
Compartilhe o seu tempo – Aproveite o tempo que você tem para fazer atividades dirigidas com seus filhos. Se você dispõe de apenas uma hora com eles por dia, crie o hábito de, nesse momento, desenvolver programas que dêem prazer a todos vocês. É hora de desligar a TV, deixar o celular e os problemas do trabalho de lado e cair na brincadeira!
Respeite as diferenças – Os pais devem saber que cada filho é diferente e que, desde cedo, eles precisam incentivá-los a ter personalidades e gostos próprios.
Alimentação – Estabeleça horários para as refeições e não deixe o seu filho comer nada fora da hora. Os pais também devem saber que as crianças não comem como adultos e que, muitas vezes, o que parece pouco é o suficiente. Se ela quiser, vai pedir mais.
Cada um no seu espaço – Um dos passos importantes para evitar que a criança queira ficar no quarto dos pais é criar um espaço agradável e que seja especialmente feito para ela. Vale dizer que não é preciso gastar uma fortuna para isso. Faça alguns enfeites junto com os seus filhos. Aproveite os desenhos que eles fazem na escola, por exemplo.
Sem discussões – Em caso de opiniões diferentes por parte dos cônjuges, decidam antes, entre vocês, e definam o que vão fazer. Não se deve demonstrar essa insegurança à criança, muito menos discutir na frente dela.
Deixe os problemas – Não permita que o estresse transforme você em um monstro para seus filhos. Todo mundo sabe que é bem difícil manter o equilíbrio com a vida cheia de responsabilidades, contas para pagar, impostos, escola das crianças, plano de saúde, trabalho, trânsito etc. São inúmeras as coisas que nos tiram do sério, mas a verdade é que os filhos não têm nada a ver com isso.
Esteja presente – Saber dividir o tempo entre o trabalho e a família é muito importante. Não importa se você trabalha em casa ou fora, o essencial é perceber que seus filhos devem ser prioridade em sua agenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário