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sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL


A imagem corporal do bebê amadurece aos poucos na medida em que ele experimenta o toque, a exploração do espaço, a manipulação e contato com objetos. A ideia de separação de seu corpo de outros corpos e objetos se dá gradativamente (LE BOULCH,1987).
a criatividade pode se exprimir em obras diversas, inclusive em um filho. Entretanto, o filho é uma “criação”, uma “obra” especial, pois o produto final ultrapassa o criador. O filho existe no desejo dos pais mesmo antes de nascer. Esse desejo é algo mais profundo que a simples vontade de gerar uma criança.

O desejo é algo do inconsciente, algo que cria um “espaço interno de espera” nos pais, o que vai ter influências sobre as futuras relações pais-filhos. Com a evolução, aos poucos a criança vai descobrindo sue próprio desejo e se separa dos pais. O filho torna-se sujeito de seu próprio desejo.
Esse novo ser, que deseja, muitas vezes não corresponde ao desejo idealizado dos pais. Surgem aí conflitos intrafamiliares. Muitos pais não conseguem deixar o filho ser o que é e tentam moldá-lo à “sua imagem e semelhança”.
Outros se sentem decepcionados e rejeitam seus “pequenos patinhos feios”, quando não correspondem a seu ideal. Poderão ser pais sem capacidade de discernir seus próprios desejos e idealizações projetados nos filhos. Muitos pais tentam compensar, através de seus filhos, frustrações próprias e dizem: “Meu filho vai ser o que eu não consegui ser...” “Outros querem repetir sua receita de vida sem ver nem dar espaço para acolher os novos tempos e nem a personalidade do filho”.
Adquirir conteúdos curriculares é importante, mas não desenvolve, por si mesmo, a inteligência e a capacidade da criança. Ao contrário, ser inteligente é agir de modo criativo, solucionando problemas novos. E pensar e criticar... EXPERIENCIAR

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