efeito cursor

terça-feira, 5 de abril de 2011

PROJETO


O maior espetáculo da terra !
"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)
- Idade: a partir de 5 anos. - Número de participantes: todos os alunos - Tempo de execução: Mês de março 
Justificativa:- Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas e ainda muitos animais. E é em 27 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos. 

Problemática:- Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense! Pouco a pouco, os palhaços junto com os circos foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco. Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos! 

Objetivo geral: - Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense. 
Objetivos específicos: - Promover  as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
-Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
 -Trabalhar e desenvolver a criatividade; 
Eixos temáticos / conteúdos:- -Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento. -O Circo; -O fazer artístico; -Apreciação musical; -Expressividade; -Equilíbrio e coordenação; -Noções de formas e quantidades; -Noções de diferenças e igualdade; 
-Estratégias / Recursos:- .Música .Dança .Desenho .Pintura .Brincadeiras infantis .Jogos diversos .Literatura infantil .Vídeos .Cds .Adereços e espetáculo
-Desenvolvimento:- (Sugestões) .Atividade 1 – A história do circo; .Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo; .Atividade 3 - Assistir ao filme "Dumbo"; .Atividade 4 – Alfabeto ilustrado letra C; .Atividade 5 – Músicas dramatizadas; .Atividade 6 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio; .Atividade 7 – Jogo da memória - figuras circenses; .Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo; 
Avaliação:A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem. 

Atividades práticas: Imitando os profissionais do circo
- Atividade 1 : Trabalhando o equilíbrio.
O Malabarista - Fazer traços diferenciados no chão : retos, ondulados, curvas, círculos e outros. A proposta é as crianças brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições como: na ponta dos pés, apenas com os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, segurando um copo d’água, etc – sem sair de cima dos riscos.

- Atividade 2 : Exercício rítmico.
A Bailarina - A proposta é conforme a professora for lendo o texto as crianças devem executar os movimentos citados. Em um segundo momento, colocar em aparelho de som uma música a escolha da professora, sugerimos instrumental, para que as crianças dancem, ritmicamente, livremente.
.
Um passo pra cá...
Um passo pra lá...
Correndo pra frente e voltando ao lugar,
Palminhas vou bater,
Um pulo eu vou dar,
Uma roda bem bonita,
Rodando com os amigos,
Rodando no próprio lugar.

- Atividade 3: Psicomotricidade - A proposta é colocar um colchão no chão, treinar cambalhotas com a ajuda da professora. Colocar bambolês espalhados e brincar de pular dentro e fora, alternando, etc. Colocar bancos ou cadeiras e brincar de subir de descer. Brincar de pular com um pé só, plantar bananeiras, virar estrelas (de acordo com o nível da turma). Brincar de equilibrar objetos leves em cima de varetas.
.
- Atividade 4: Poema e Interpretação - Ler o poema para os alunos e interpretar o poema com as crianças procurando perceber o que realmente compreenderam sobre o mesmo e desvendar os conhecimentos prévios das crianças sobre o tema; aumentar o vocabulário dos alunos a partir das palavras ainda deconhecidas; Imitar o palhaço desenvolvendo expressão corporal, facial e teatral; desenhar o palhaço; nomear o palhaço e elaborar uma história coletiva sobre o mesmo; colocar uma melodia no poema e cantá-la, dramatizando com os alunos.

Oh! Gente Alegre!
Ninguém enjoa.
Ver o palhaço?
Que coisa boa.

Ele corre,
Cambalhota,
Pula e grita,
Ri e chora,
Quando conta anedota.

A boca é grande
E vermelhinha,
A cara é branca,
Que nem farinha
.

Malabarismo - Todas as crianças sentadas no chão em círculo, a professora distribui bolinhas e explica a brincadeira, explicando: joguem a bolinha para o alto e tentem pegá-la; joguem a bolinha de uma mão, para a outra; agora joguem para o alto, batam palmas uma vez e peguem a bolinha.
Equilibrismo - A professora coloca uma escada no chão na posição horizontal. Uma criança de cada vez anda em cima da escada segurando um objeto escolhido por ela e realiza vários movimentos com ele, tais como: colocar o objeto acima da cabeça; tentar equilibrá-lo apenas com um dedo, ou com a palma damão, pular como um canguru e outros.
Escalar a Montanha - Uma corda amarrada no teto. Nesta brincadeira a professora auxilia todas as crianças a escalar. Muitas conseguem fazer isto sozinhas.
Cambalhota - Esta é a preferida! A professora coloca colchões no chão e propõe às crianças que rolem tentando fazer a cambalhota. Aquelas que não conseguem fazer sozinhas, a professora ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário