efeito cursor

terça-feira, 19 de abril de 2011

CRIANÇAS ÍNDIGO(inteligentes demais para nossa época)

COMO LIDAR COM NOSSAS CRIANÇAS ?
Crianças precisam de segurança,atenção,respeito,dignidade de um ambiente equilibrado para viver bem. as perguntas a seguir vão ajudar os a pais a perceber se essas necessidades estão sendo satisfeitas pela escola de seu filho(a):
1- Qual o sistema de disciplina da escola? As crianças são mandadas pra fora da sala ou para casa quando agem de maneira inadequada?
2- Como  é o ambiente em sala de aula? Os professores tratam as crianças como tal ou como pequenos adultos? Os professores respeitam os alunos dentro de suas potencialidades e limites?
3- Os professores elogiam o esforço que a criança fez para desempenhar determinada atividade?
4- Há na escola estratégias para o desenvolvimento de responsabilidade, projetos especiais, listas com nomes dos que mais se destacam em locais visíveis e tarefas em grupo?
5- A família e os alunos participam dos processos de tomada de decisão? Ajudam a estabelecer as regras em sala de aula?
6- A escola e a família se preocupam somente com os problemas ou também elogiam e incentivam o bom comportamento?
7- Os professores e pais indicam maneiras alternativas de as crianças lidarem com conflitos e dificuldades, como estratégias de auto-avaliação e conversas?
8- Crianças que apresentam dificuldades de prestar atenção, como são: tratadas ou rotuladas?
9- Existe algum tipo de estrutura ou de supervisão  especial para as crianças que não se comportam bem ou elas simplesmente são expulsas da sala em determinadas aulas?
10- O material utilizado é adequado e interessante? os alunos tem oportunidade de pesquisar informações de outras fontes para aprender sobre o conteúdo?
ESTAS QUESTÕES SÃO APENAS DICAS PARA NÓS PROFESSORES E PAIS ANTES DE COBRAR FAZERMOS UMA PEQUENA REFLEXÃO, NADA É POR ACASO, TUDO TEM UMA CAUSA E EFEITO,TEMOS APENAS QUE OLHAR COM OS OLHOS DO CORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário