A pediatra Alessandra Cavalcante,
do Hospital e Maternidade São Luiz,
dá dicas para os pais contornarem a resistência da criança no
primeiro dia de aula.
Desde os primeiros dias de vida, a
criança desenvolve uma aceitação à rotina que lhe é imposta. Na maioria das
vezes, as ações da criança durante o dia são interligadas às da mãe, que impõe horários
e regras que contribuem para seu desenvolvimento. A necessidade de inserir a criança na escola é um processo que muda
totalmente a rotina com a qual está acostumada. Ter horários diferentes, ver
outras pessoas e conviver em um ambiente novo é muito importante, mas a
iniciação da criança em uma escola pode se tornar um problema de adaptação não
só para ela como também para os pais.
Segundo a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz, o processo de
adaptação é difícil, principalmente devido às mudanças de rotina.
A criança passa a ter novas regras e horários
diferentes, que devem ser respeitados pelos pais para que esse
momento seja visto com naturalidade. “Nas primeiras semanas é normal
que a criança chore, até conhecer bem o ambiente. Muitas vezes o
choro não vem no primeiro dia, onde tudo é novidade, e aparece quando a criança
percebe que aquela será sua rotina e que novas regras serão estabelecidas”,
comenta.
No caso dos bebês, que costumam
ingressar a partir dos quatro meses na escola, a dificuldade de adaptação é
tomada pela mãe. Mas, se for possível, é indicado que a criança entre
na escola com dois ou três anos, pois pode compreender melhor os
motivos da mudança. “No primeiro dia, a presença dos pais é muito
importante para mostrar que aquele ambiente é seguro e
confiável. Os pais devem ser firmes e tentar
não desistir de deixar a criança na escola no momento do choro. O ideal é
esperar que ela se acalme e não entregá-la a força às professoras e
funcionários. Vale lembrar que a escola é um lugar legal e que a aceitação tem
que partir primeiramente dos pais”, explica a Dra. Alessandra.
Existem alguns fatores que podem facilitar a adaptação da criança a esse novo
ambiente, como conhecer a escola junto aos pais. É
uma boa oportunidade para explicar o que vai acontecer, que irão aprender
coisas novas, fazer novas amizades e que sempre vão retornar para casa, pois
esse processo não deve ser associado à um abandono. Ainda de acordo com a Dra. Alessandra, muitas escolas fazem adaptação no período de férias, onde a criança conhece
a escola como um espaço de lazer, sem agregar atividades pedagógicas
obrigatórias.
É importante também que os pais
estejam de olho no comportamento dos filhos durante as primeiras semanas de
aula. “Algumas crianças sofrem mais com o ambiente escolar e não se adaptam
facilmente, tornando-se mais agressivas ou acuadas. Neste caso um acompanhamento psicológico passa a ser
interessante. É comum, também, que as crianças mostrem casos de febres,
resfriados e até mesmo diarreias, por conta do contato com outras crianças. Em
geral, nós mães sabemos que, mesmo com o coração apertado, essa é só uma fase e
que o ambiente escolar proporciona independência e
contribui muito para o desenvolvimento dos pequenos”, finaliza a pediatra Alessandra Cavalcante.
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