efeito cursor

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Uma Historia de Adoção e opinião



Foi junto às plantinhas que cresciam nas margens do Rio Nilo que aconteceu um caso de adoção muito bem relatado na Bíblia. Uma princesa egípcia decidiu assumir como seu filho o menino perdido, abandonado, num cesto que encontrara no rio. A sua mãe biológica ficou como sua ama.

Era adolescente quando a adoção foi formalizada passando a com a sua mãe adotiva, no palácio de Faraó. Chamou-lhe Moisés – que significa “tirado das águas”, nome que lhe recordaria para sempre a sua origem e o contexto sócio-político do tempo do seu nascimento.

Em Portugal a adoção foi introduzida no Código Civil no direito de família há três décadas. Reconhecida como uma iniciativa de todo louvável, a verdade é que entre nós tem-se desenvolvido e cimentado a ideia de se tratar de um processo moroso e difícil, impressão que não se mostra destituída de fundamento a avaliar pelos inúmeros testemunhos de tentativas frustradas de adoção ou longos períodos de espera que todos conhecemos e que vemos publicadas nos inúmeros sites por onde passamos.

Sabe-se que são mais de dez mil as crianças que no nosso país vivem em instituições, desprovidas de adequado suporte familiar, na vida de quem a adoção faria a grande diferença!

É bom lembrar aqui que embora deva ter um ambiente familiar, e seja de louvar todo o esforço que se faça nesse sentido, uma instituição de acolhimento, seja ela qual for, não é uma família. Não o é pela sua própria natureza, pelo número de pessoas que agrega, pela forma coletiva como, necessariamente, se organiza. Também não é uma família pela incapacidade inerente à própria criança de estabelecer e consolidar vínculos íntimos a um universo alargado de pessoas, ao invés de uma relação mais ilimitada e próxima.

A integração de uma criança numa instituição deve ser à partida transitória e tão breve quanto possível, só se admitindo de longo termo se esgotados todos os meios de encaminhamento para a integração numa família (seja de origem, de adoção ou de acolhimento)
Sabe-se que o perfil mais procurado para adoção são as crianças de idade não superior aos 4 ou 5 anos, de etnia branca, saudáveis. Esta preferência deixa de fora muitas crianças igualmente providas de condições para um processo de adoção bem sucedido e necessitadas de uma integração familiar. No entanto existem casais que não se importam de todo se a criança é de outra raça ou etnia, parecendo que a dificuldade é a mesma...

Trata-se de uma experiência extraordinariamente enriquecedora para a criança, e também para o casal. Era necessário que o processo fosse menos extenso, menos burocrático e muito mas muito mais eficiente.


Perante tudo isto só  quero deixar aqui um aparte: nós não escolhemos nem raça, nem cor nem a etnia, já mudamos a idade para 5, 6 anos e dissemos que nunca separaríamos irmãos, depois disso que mais podemos dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário