efeito cursor

segunda-feira, 30 de maio de 2011

DICAS IMPORTANTES PARA OS GRUPOS DE TRABALHO

Três pontos importantes devem ser envolvidos nos grupos de trabalho:
- Suprir a necessidade mutuamente: As pessoas se relacionam com o propósito de suprir algumas de suas necessidades. Quando a necessidade suprida é apenas de uma pessoa o relacionamento sofre. Mas nem sempre é fácil identificar a necessidade do outro, o individuo deve estar preparado para "aceitar a maneira peculiar de ser de alguém..." (MELENDO, 1998).
- Relacionar-se um com o outro ao longo tempo: O importante dos relacionamentos é que eles têm continuidade. Esta continuidade gera o desenvolvimento do relacionamento e ganho de conhecimento, que é utilizado para tornar as relações futuras o mais produtiva possível.
- Compartilhar sentimentos, pensamentos e idéias: Relacionar-se ultrapassa a troca de informações factuais e abrange a troca de informações a respeito de sentimentos, pensamentos e idéias, de modo que a troca é um processo interativo.
Um olhar, um sorriso, um gesto, uma oportunidade do corpo, a aproximação física se constituem em formas não verbais de interação entre pessoas, o contrário quando uma pessoa nos vira as costas ou fica em silêncio, isto é também uma forma de interação, os gestos também são uma forma de comunicação.
A comunicação é um fator imperativo para as relações, "é uma necessidade e um desejo nato no ser humano" (MELENDO, 1998). O ser humano sente a necessidade e precisa se comunicar, se relacionar e ao mesmo tempo conhecer os outros e ser conhecido por eles. A comunicação influencia no bem-estar do indivíduo, ela está para as relações humanas como o ar está para a vida.

"A comunicação é uma aprendizagem necessária. É apenas algo vital de aprendermos, é algo que veríamos dominar, pois além de ferramenta imprescindível em nossa vida, a comunicação é um elemento essencial em nossa realização pessoal" (MELENDO, 1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário